quarta-feira, 9 de março de 2011

Política de eliminação da miséria tem que estar centrada na mulher e na criança, diz a presidente Dilma Rousseff


"No Brasil, a pobreza tem cara: ela é muito feminina, está ligada às mulheres. Quanto mais pobre a família, maior a chance de que ela seja chefiada por uma mulher", diz a presidente da República, Dilma Rousseff, em nota divulgada ontem (08/03/11), em comemoração ao Dia Internacional da Mulher.



Na avaliação da presidente, programas como o MINHA CASA MINHA VIDA O BOLSA FAMILIA E O PROGAMA NACIONAL DA AGRICULTURA FAMILIAR (Pronaf) "são eficientes porque privilegiam as mulheres".

"No Dia Internacional da Mulher, quero ressaltar que a eliminação da discriminação de gênero e a valorização das mulheres e das meninas são estratégias indispensáveis para alcançarmos êxito em nossa luta contra a pobreza", acrescenta Dilma Rousseff.

A presidente afirma ainda que o governo também tem o compromisso de combater a violência contra as mulheres, "intensificando e ampliando as medidas adotadas no governo passado", como a LEI MARIA DA PENHA.

Tempo da Quaresma


A quaresma tem seu inicio na quarta-feira de cinzas e seu término ocorre na quinta-feira santa, até a celebração da Missa da Ceia do Senhor Jesus Cristo com os doze apóstolos... os católicos realizam a preparação para a Páscoa. O período é reservado para a reflexão, a conversão espiritual. Ou seja, o católico deve se aproximar de Deus visando o crescimento espiritual. Os fiéis são convidados a fazerem uma comparação entre suas vidas e a mensagem cristã expressa nos Evangelhos. Esta comparação significa um recomeço um renascimento para as questões espirituais e de crescimento pessoal. O cristão deve intensificar a prática dos princípios essenciais de sua fé com o objetivo de ser uma pessoa melhor e proporcionar o bem para os demais.
Essencialmente, o período é um retiro espiritual voltado à reflexão, onde os cristãos se recolhem em oração e penitência para preparar o espírito para a acolhida do Cristo Vivo, Ressuscitado no Domingo de Páscoa. Assim, retomando questões espirituais, simbolicamente o cristão está renascendo, como Cristo. Todas as religiões têm períodos voltados à reflexão, eles fazem parte da disciplina religiosa. Cada doutrina religiosa tem seu calendário específico para seguir. A cor litúrgica deste tempo é o roxo, que significa luto e penitência.
Cerca de duzentos anos após o nascimento de Cristo, os cristãos começaram a preparar a festa da Páscoa com três dias de oração, meditação e jejum. Por volta do ano 350 d. C., a Igreja aumentou o tempo de preparação para quarenta dias. Assim surgiu a Quaresma.

segunda-feira, 7 de março de 2011

Energia 100% renovável em três décadas


Cientistas afirmam que totalidade do consumo poderia ser completamente de fontes eólicas, solares e hidroelétricas
por Agência EFE

Um polêmico estudo elaborado pelos pesquisadores Mark Z. Jacobson e Mark A. Delucchi, da Universidade da Califórnia, em Davis, e publicado na revista “Energy Policy”, assegura que 100% da energia consumida no planeta poderia ser obtida de fontes completamente limpas e renováveis em um prazo de três ou quatro décadas.

No relatório se garante que esta energia teria um custo comparável ao da energia convencional que utilizamos na atualidade, e consideram que a conversão ao novo sistema seria um desafio como o do projeto Apolo, com o qual fomos à Lua na década de 1960.

O projeto consiste na utilização de 90% da eletricidade procedente das fontes eólicas e solares. O resto da energia necessária, 8%, poderia ser gerada a partir das fontes geotérmicas e hidroelétricas, enquanto os restantes 2% se extrairia da energia produzida pelas ondas e pelas marés.

No entanto, embora os dois cientistas tenham tentado dar resposta a muitas das dúvidas que se colocam no setor das energias renováveis, a controvérsia já está aberta: segundo alguns pesquisadores, esta é uma concepção otimista demais sobre o futuro das energias limpa.

sexta-feira, 4 de março de 2011

CARNAVAL EM PRESIDENTE MEDICI

É HOJÉ...
Forrozão Vício Federal... O novo sucesso do Ceará para todo o Brasil!!! É pesado, é swingado, é o Víciooooo!!!

Essa é para quem é viciado em forró!!

Dilma: agricultura familiar é um dos pilares do programa de erradicação da miséria


A agricultura familiar e o Bolsa Família serão pilares do programa de erradicação da miséria. O anúncio foi feito pela presidenta Dilma Rousseff nesta terça-feira (1º) em Irecê (BA), durante solenidade que marcou o início da programação do Governo Federal para comemorar o Mês da Mulher. “Assumi o compromisso de acabar com a miséria absoluta e a pobreza extrema. O Bolsa Família e a agricultura familiar ajudam o Brasil a crescer. Vamos dar mais a quem mais precisa", afirmou a presidenta durante o evento no qual o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) apresentou o conjunto de políticas públicas que desenvolve para promover cidadania e geração de renda para mulheres rurais.
"Inicio aqui o nosso projeto de erradicação da miséria”, salientou a presidenta Dilma Rousseff, depois de acompanhar a primeira emissão do Bloco da Produtora pelo Expresso Cidadã, unidade móvel do Programa de Documentação da Trabalhadora Rural (PNDTR) e visitar a Mostra de Grupos Produtivos de Mulheres Rurais, que reúne 90 grupos de mulheres dos Territórios da Cidadania Irecê, Sertão do São Francisco, Chapada Diamantina, Sisal e Velho Chico apoiados pelo Programa de Organização Produtiva das Mulheres Rurais (POPMR). Dilma definiu como primeiro passo do projeto o anúncio feito nesta terça-feira do reajuste dos benefícios do Bolsa Família, que alcançarão 45% para famílias com maior número de filhos.

quinta-feira, 3 de março de 2011



Contag quer que Código Florestal defina melhor tamanho de propriedade da agricultura familiar

A Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag) apresentou nesta terça-feira (02/03) aos parlamentares da Câmara um documento com propostas para alterar o projeto de lei do novo Código Florestal Brasileiro, de autoria do deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP). A principal sugestão de mudança entre as 18 emendas colocadas pela Contag trata da definição da agricultura familiar.

De acordo com o presidente da Contag, Alberto Broch, no relatório apresentado por Rebelo a agricultura familiar é definida apenas pelas propriedades com área até quatro módulos fiscais, o que poderia beneficiar, além dos pequenos produtores, os grandes agricultores e donos de sítios e chácaras.

“Entendemos que, principalmente, a conceituação da agricultura familiar sendo colocada no novo código vá fortalecer o setor e fazer mais justiça. Entendemos que a grande propriedade, que tem 40, 50, mil hectares de terra, não necessita de ter quatro módulos fiscais que se beneficiariam da flexibilização da legislação ambiental. Acreditamos que toda a diferenciação da legislação seria para as propriedades que se enquadram na lei da agricultura familiar”, argumentou Broch.

Para Rebelo, a reivindicação da Contag já está inserida no seu relatório. Contudo, ele prometeu rever os pedidos dos pequenos produtores. “Já incluímos a isenção para a recomposição de reserva legal nos quatro módulos fiscais. O que há é discussão em torno da questão de biomas, como a Amazônia. Isso tudo vamos conversar e buscar soluções”, afirmou.

Segundo o deputado, a Contag já apresentou algumas sugestões na época da discussão do relatório na comissão especial, algumas foram acolhidas e outras não. “É provável que eles estejam retomando as que não foram acolhidas. Agora vamos examinar”, acrescentou Rebelo.

O deputado Celso Maldaner (PMDB-SC) afirmou a necessidade de se encontrar logo um denominador comum para o assunto e votá-lo antes de 11 de junho, quando entram em vigor as determinações do Decreto Presidencial 7.029 de 2009, que instituiu o Programa Federal de Apoio à Regularização Ambiental de Imóveis Rurais, denominado Programa Mais Ambiente.

“Temos pressa e queremos que em março possamos votar as mudanças no Código Florestal Brasileiro que vai beneficiar o setor produtivo, tanto a agricultura familiar quanto os agricultores comerciais”, ressaltou.

Já o coordenador de Políticas Públicas do Greenpeace, Nilo D'Avila, diz que é preciso analisar as mudanças no Código Florestal sem pressa. Para ele, as sugestões apresentadas pela Contag significariam melhoras ao relatório apresentado por Aldo Rebelo.

“Se é para ter tratamento diferenciado no que diz respeito à área consolidada, melhor que seja para os agricultores da agricultura familiar”, afirmou. Segundo D'Avila, se continuar da forma como está, os grande produtores receberiam os mesmos benefícios concedidos à agricultura familiar. 

domingo, 27 de fevereiro de 2011

Discussão sobre mudanças do código florestal esquenta Brasília

SBPC divulgou relatório em seminário na Câmara dos Deputados.
Entidades defendem que APPs não devem ser desmatadas.
Do Globo Rural
O seminário aconteceu na terça-feira (22), na Câmara dos Deputados, e reuniu cientistas, parlamentares e advogados que atuam na área ambiental. Uma das principais críticas feitas ao texto que está sendo analisado na Câmara é sobre a anistia a quem desmatou áreas que deveriam ser preservadas.
“Isso traz uma cultura arraigada, em especial, em grande parte do setor agrícola brasileiro, que vem desrespeitando as leis ambientais esperando que venha uma anistia e os isentem de qualquer responsabilidade pelo desrespeito à lei”, fala o advogado Gustavo Trindade.
A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e a Academia Brasileira de Ciências apresentaram um estudo conjunto que considera as APPs, Áreas de Preservação Permanente, insubstituíveis e por isso não deveriam ser desmatadas.

O atual código florestal exige, por exemplo, que as APPs, nas margens dos rios, tenham largura mínima de 30 metros. O projeto de mudança do código permitiria reduzir essas áreas para uma largura mínima de 15 metros. A SBPC não concorda com essa redução.

Os cientistas também criticam a soma da reserva legal com as APPs nas propriedades rurais. Eles acham que é possível produzir mais, sem avançar sobre as áreas preservadas.
“Nós temos que melhorar a agricultura, estabelecer uma boa política agrícola e fazer isso integralmente com a política ambiental. Então, é possível produzir com alta tecnologia e com sustentabilidade ambiental, respeitando mata ciliar, respeitando reserva legal. Então, esse é o grande desafio que o código substitutivo não entrou, que nós podemos ter sustentabilidade. Isso é uma questão de mercado, não é nem uma questão de lei. É uma questão de mercado essas exigências”, disse Ricardo Rodrigues, pesquisador da SBPC.
O deputado Aldo Rebelo, autor do relatório que propõe as mudanças no código florestal, explica porque defende a APP menor. “Isso foi uma negociação com o próprio Ministério do Meio Ambiente. A minha proposta era voltar ao velho código, que estava em cinco metros. Outros queriam manter em 30 metros. E nos chegamos a um acordo de 15 metros para viabilizar principalmente os pequenos proprietários”, explicou Rebelo.
Apesar da proposta do deputado Aldo Rebelo estar pronta para ser votada no plenário, a divulgação do estudo da SBPC reacendeu os debates na Câmara. O presidente da Casa, Marco Maia, deve anunciar nesta semana os nomes dos integrantes de um grupo que vai ter a missão de buscar o consenso sobre o assunto antes que a proposta seja votada

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Pesquisa demonstra perigo no consumo de hidropônicos

Pesquisa recente conclui que o teor de nitrato nas folhas de alface é maior no cultivo hidropônico que no convencional, sendo que o cultivo orgânico apresenta a menor taxa de concentraçào de nitrato. Isto devido ao uso de fertilizantes com baixo teor de nitrogênio, como esterco bovino e vermicomposto. A pesquisa conduzida por pesquisadores do IAPAR (MIYAZAWA et. al., 2001) mostra que alfaces cultivadas em sistema hidropônico apresentam um teor de nitrato extremamente elevado: 70% das amostras tinham entre 6.000 a 12.000 mg/kg e apenas 3% das amostras tinham teor inferior a 3.000 mg/kg. Nesse cultivo, o fertilizante nitrogenado é fornecido nas formas nítrica e amoniacal facilmente absorvidos pela raiz em quantidades muito acima da capacidade da planta assimilar, acumulando, assim, o excedente no tecido vegetal. No organismo humano, o nitrato ingerido passa à
corrente sangüínea podendo reduzir-se a nitritos que são ainda mais venenosos. Quando combinados com aminas, formam as nitrosaminas, substâncias cancerígenas, mutagênicas e teratogênicas. O monitoramento dessas substâncias é essencial para garantir a qualidade dos alimentos. De acordo com a FAO, o índice de máxima ingestão diária admissível (IDA), de nitrato é de 5 mg/kg de peso vivo e, 0,2 mg/kg, para o nitrato. A ingestão admissível para uma pessoa de 70 kg seria de 350 mg de nitrato por dia. Assim, se considerarmos que quatro cabeças de alface pesam aproximadamente 1 kg e tem em média 160 folhas, concluí-se que uma pessoa de 70 kg comendo entre 4 e 9 folhas de alface hidropônica por dia, já estará atingindo a dose diária máxima de nitrato permitida. No caso de crianças, a quantidade de folhas ingeridas é proporcionalmente menor. Esta mesma pessoa poderia
comer em média mais de 50 folhas de alface produzida no sistema orgânico, para atingir o mesmo nível de nitrato. Sendo assim, o consumo de alface cultivadas no sistema hidropônico deve ser cauteloso, pois pode trazer riscos à saúde humana. 



amaranthus

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Brasil vai compor o Painel de Sustentabilidade Global que visa um novo projeto de desenvolvimento para o planeta


A ministra Izabella Teixeira aceitou o convite feito há alguns dias pelo secretário-geral da Organização das Nações Unidas, para compor o Painel de Alto Nível sobre Sustentabilidade Global. Além do Brasil, Barbados também passa a integrar o painel, com o primeiro-ministro Freundel Stuart. Os novos membros participam da próxima reunião do colegiado, marcada para os dias 24 e 25 de fevereiro, na Cidade do Cabo, África do Sul.


O painel é focado no  desenvolvimento sustentável. Ele reúne personalidades  mundialmente renomadas para formular um novo projeto de desenvolvimento para o planeta.


Reconhecendo que as alterações climáticas, a escassez de água, a perda da biodiversidade, a destruição de ecossistemas e as mudanças nos padrões demográficos e de consumo exigem novas abordagens para garantir o alcance dos Objetivos do Milênio, o painel pretende explorar abordagens para a construção de uma economia "verde", de baixo carbono, capaz de erradicar a pobreza no mundo.

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

07 de Abril será o dia Nacional de Paralisação por melhorias nas condições de relacionamento entre os planos de saúde e os médicos

Médicos de todo o Brasil que prestam serviços para operadoras de planos de saúde (convênios) decidiram nesta sexta-feira, 18/02, paralisar suas atividades durante um dia, em sete de abril próximo. A categoria vai promover o Dia Nacional de Paralisação por melhorias nas condições de relacionamento entre os planos de saúde e os médicos. A decisão foi tomada na reunião da Comissão de Saúde Suplementar, formada por membros das três entidades médicas nacionais – Federação Nacional dos Médicos, Conselho Federal de Medicina e Associação Médica Brasileira, que, em conjunto com a Comissão de Consolidação da CBHPM, realizou o encontro em São Paulo, na sede da Associação Paulista de Medicina.

Se você tem consulta agendada para dia 7 de abril e é usuário de algum plano de saúde, há grandes chances de não ser atendido.
Antes de revoltar-se, reflita o quanto seu médico é importante na sua vida e se não merece uma remuneração digna.

MINISTRO DA JUSTIÇA DIZ QUE REFORMA POLITICA E INADIAVEL

Reforma política é inadiável, diz ministro da Justiça
José Eduardo Cardozo reiterou compromisso do Executivo com mudanças no sistema político
O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, disse nesta terça-feira (22) que a realização da reforma política no Brasil é um compromisso “inadiável”. Ele participou, na manhã de hoje, da cerimônia de instalação da Comissão da Reforma Política, no Senado.

Cardozo elogiou a iniciativa do presidente do Senado, José Sarney, criador do grupo que será responsável por discutir mudanças no sistema político do país.

- Que a reforma consiga sair do mundo das idéias para ganhar o mundo da realidade.

Cardozo adiantou que o Poder Executivo dará seu apoio à reforma. Neste sentido, disse que buscará atuar em conjunto, “participando, acompanhando, dialogando e opinando” para fazer as modificações necessárias e permitir à “democracia brasileira cada vez mais se aprofundar a representar a vontade popular”.

Indicado para presidir a Comissão da Reforma Política, o senador Francisco Dornelles (PP-RJ) convocou para esta quarta (23), às 14h, a primeira reunião do grupo, formado por 15 parlamentares.
 R7

MUNDO ARABE E AFRICA, DIZEM NÃO AS DITADURAS

 Certamente não será o fim das ditaduras no mundo, mas um começo de novas era, onde a democracia mesmo que torta, seja escrita, no contexto global serve de alerta, aos outros ditadores no poder (A HORA DE VOCÊS ESTA CHEGANDO). Diante disto fico pensando, mas então porque o poeta disse que cada povo tem o governo que merece, ai chego a uma conclusão e por causa do COMODISMO, pois então o povo resolveu fazer a parti deles.

As novas gerações não torelaram ditadores...


QUEM SERÁ O PRÓXIMO...

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

O Brasil precisa de mais doadores de sangue


Menos de 2% dos brasileiros
doam sangue anualmente. O
número ideal, recomendado pela
Organização Mundial da Saúde
(OMS), deveria ser de 3% a 5% da
população. Com a falta de sangue
e derivados, hospitais e bancos de
sangue não conseguem atender
à demanda. Não são somente
as pessoas acidentadas ou que
sofrem cirurgias que precisam de
transfusões, mas também vítimas
de queimaduras, hemofílicos e
anêmicos graves ou crônicos.
Doar sangue não vicia, não engrossa o sangue, nem contamina
o doador, como apregoam alguns ditos populares equivocados.
O processo, que segue normas rigorosas da Agência Nacional
de Vigilância Sanitária (Anvisa), é seguro e não causa nenhum
dano à saúde.
livro cidadania e saúde...

Agricultura Convencional

 
    A Agricultura convencional praticada nos dias de hoje visa, acima de tudo, produção, deixando em segundo plano a preocupação com a conservação do Meio Ambiente e a qualidade nutricional dos alimentos.
    Ao melhorar geneticamente uma planta para que ela produza mais, pode-se estar reduzindo sua resistência a pragas e doenças, pois sua energia é desviada da parte vegetativa para a reprodutiva. Substâncias indesejáveis, como alcalóides, que dão sabor amargo aos alimentos são eliminados. Além disso, as plantações ficam sem variabilidade genética.  Assim, essas plantas tornam-se mais vulneráveis a pragas e doenças.
    As plantas escolhidas para o melhoramento geralmente são as que melhor respondem à adubação mineral, tornando necessária a aplicação freqüente de fertilizantes solúveis, ocasionando desequilíbrio mineral no solo.
    Um outro problema que geralmente ocorre com as plantas melhoradas, é que quando são híbridas, o agricultor não consegue reproduzi-las em sua propriedade e precisa sempre comprar as sementes da empresa que as produz.
    O sistema de monocultura favorece o aparecimento de pragas, doenças e ervas invasoras, fazendo com que o agricultor tenha que utilizar agrotóxicos para conseguir produzir. Esse sistema também provoca rápida perda de fertilidade do solo, pois facilita a erosão, reduz a atividade biológica e esgota a reserva de alguns nutrientes.
    Os insumos agrícolas utilizados são na sua maioria derivados direta ou indiretamente do petróleo, que resultam num alto custo energético para sua obtenção, ocasionando um balanço energético negativo, ou seja, a energia produzida pela cultura é menor que a energia gasta para sua produção.
    Assim sendo, o agricultor está sempre dependendo das grandes empresas, seja para comprar sementes, fertilizantes, inseticidas, herbicidas, etc. e quem acaba por ficar com a maior parte (40% a 80%) do lucro são elas.
    Na produção animal também ocorrem os mesmos problemas. Os animais são vistos como mini indústrias de produção de alimentos, não como seres vivos, e sofrem maus tratos pelos produtores. Ficam confinados em locais minúsculos, às vezes no escuro, alguns são alimentados à força, ou são mutilados.
    Os animais também recebem hormônios para crescerem e engordarem mais rápido, produzirem mais leite, etc. e tomam antibióticos em grandes quantidades. Isso tudo afeta a qualidade dos alimentos obtidos, que podem conter resíduos dessas substâncias e prejudicar a saúde de quem os consome.
 amaranthus....

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

MARANHÃO SOFRE NOS ULTIMOS ANOS COM O DESMATAMENTO

TANTO NO CERRADO COMO NA AMAZONIA LEGAL
BRASÍLIA - O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) divulgou  o mapa do desflorestamento anual da Amazônia até 2008, no qual o Maranhão aparece no como o terceiro com 1.081 quilômetros de desmate no período, 9% do total do Estado. O Pará (com 5.180 quilômetros quadrados,)e Mato Grosso(3.259 quilômetros quadrados) são os Estados que mais devastaram,segundo o levantamento anual feito pelo órgão.

O Projeto de Monitoramento do Desflorestamento na Amazônia legal(Prodes), do INPE,revelou que no geral 11.968 quilômetros quadrados de floresta foram destruídos nos Estados que compõem a região.

O levantamento apontou que a taxa de 2007-2008 é 3,8% maior que o desmatamento medido no período anterior.

A novidade ficou por conta de Rondônia,um dos estados que mais desmataram, e que nesse estudo apareceu como o quarto colocado no ranking do INPE com 1.061 quilômetros quadrados.

Em Roraima foram desmatados 570 quilômetros quadrados de matas, o Amazonas 479 quilômetros quadrados;o Acre, 222;o Tocantins,112 quilômetros quadrados e no Amapá foi o único a não apontar desmatamentos.
Cobertura do Cerrado foi reduzida quase à metade no País, de 2.038.953 km² para 1.052.708 km², com área total desmatada de 986.247 km² (48,37%) até 2008. Somente entre 2002 e 2008 foram destruídos 85.074 km2 (4,18% do total). É o que revelou nesta quarta-feira, 1, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em sua pesquisa "Indicadores de Desenvolvimento Sustentável", referente ao ano de 2010.

De acordo com levantamento, os Estados que apresentaram maior área desmatada no período, em termos absolutos, foram Mato Grosso (17.598 km²), Maranhão (14.825 km²) e Tocantins (12.198 km²). As taxas de desmatamento no bioma são mais altas que as apresentadas para a floresta amazônica, o que implica "medidas urgentes de proteção", diz o IBGE.
Até 2002 houve tendência de aumento de áreas desmatadas do Sul e Sudeste, principalmente nos estados de Minas Gerais, São Paulo, Mato Grosso do Sul e Goiás. Já no período de 2002 a 2008, isso ocorreu mais para o Norte e Nordeste. É primeira vez que o IBGE usa dados do Cerrado no IDS.

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Dicas para uma alimentação saudável


• coma frutas, verduras e legumes
• evite gorduras e frituras
• evite longos períodos em jejum fazendo
ao menos três refeições e um lanche por
dia
• coma com calma, mastigando bem os alimentos
• evite refrigerantes, doces e alimentos calóricos,
como biscoitos, salgados e bolos
• beba bastante água, no mínimo oito copos
de água por dia
• pratique atividade física regularmente

A partir de hoje teremos em nosso blog dicas de saude...
Sugerida por uma leitora de Minas Gerais...

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Obrigado a todos e a todas

Obrigado a todos vc,s que acreditam, na mensagens pregadas pelo blog do Assis Ericeira....

 Agradeço as 2.000 visitas alcançadas....



Visualizações de página por país
Brasil
1.916
Estados Unidos
41
Portugal
16
Alemanha
5
Croácia
5
Rússia
3
Cingapura
3
Eslovênia
3
Canadá
2
Angola
1

domingo, 13 de fevereiro de 2011

Agrotóxicos e fertilizantes solúveis e seus problemas...

Os problemas dos agrotóxicos e fertilizantes solúveis
    Os fertilizante solúveis de um determinado ponto de vista são bons, pois são de fácil aplicação, as plantas apresentam rápida resposta a eles e produzem mais e a área cultivada pode ser reduzida. Mas na verdade existem muito mais desvantagens que vantagens no uso desse tipo de insumo.
    Eles provocam perda de fertilidade do solo, pois causam acidificação, mobilização de elementos tóxicos, imobilização de nutrientes, mineralização e redução rápida da matéria orgânica, destruição da bioestrutura e aumento da erosão.
    Ocorrem também desequilíbrios minerais no solo, pois as adubações e calagens são feitas com NPK e calcário respectivamente, ocorrendo desequilíbrio com os micronutrientes. Assim, ocorrem desequilíbrios na bioquímica das plantas.
    Os alimentos obtidos têm pior qualidade nutricional e biológica, ou seja, são carentes em determinadas vitaminas, minerais, aminoácidos essenciais e substâncias que prolongam a vida de "prateleira" dos produtos. Sem contar que ocorre excesso de água e de nitratos, oxalatos, etc., que são substâncias tóxicas. Os nitratos são convertidos pelos animais em nitrosaminas, que são cancerígenas.
    A aplicação desses fertilizantes deve ser constante, pois exatamente por serem solúveis (principalmente os nitratos e fosfatos), são rapidamente "varridos" do solo pela chuva, e as conseqüências disso são poluição e eutrofização das águas.
    Como a grande maioria das terras cultivadas possuem sistema de monocultura e recebem adubações minerais, necessitam da aplicação constante também de agrotóxicos. As conseqüências disso são muito parecidas com as da adubação mineral, mas com agravantes: mortalidade dos aplicadores devido ao seu nível precário de conhecimentos técnicos; os agrotóxicos podem muitas vezes matar insetos polinizadores, prejudicando a produção, e também os inimigos naturais das pragas e patógenos, fazendo com que ocorra seu ressurgimento em maior quantidade, tornando os prejuízos ainda maiores; podem também causar o aparecimento de outra praga, antes secundária e também quebra da cadeia alimentar; podem gerar resistência na população das pragas; os agrotóxicos persistentes ou com metais pesados vão se acumulando ao longo da cadeia alimentar, sofrendo magnificação biológica; alimentos por nós ingeridos podem ter resíduos, prejudicando nossa saúde.
    Além destas conseqüências da utilização de agrotóxicos e fertilizantes sintéticos, existem outras de cunho econômico e social, como os altos gastos e a dependência das grandes indústrias com a necessidade de repetidas aplicações e o balanço energético negativo devido às grandes quantidades de insumos utilizados.

Trofobiose

Teoria da Trofobiose

    A Teoria da Trofobiose diz que uma planta desequilibrada nutricionalmente torna-se mais suscetível a pragas e patógenos. A adubação mineral e o uso de agrotóxicos provocam inibição na síntese de proteínas, causando acúmulo de nitrogênio e aminoácidos livres no suco celular e na seiva da planta, alimento que pragas e patógenos utilizarão para se proliferar.

FOTOSSÍNTESE

O MILAGRE DA VIDA FEITA DE LUZ


A fotossíntese envolve a utilização da luz solar para transformar matéria-prima bruta em carboidratos ricos em energia. Estes contêm, carbono, hidrogênio e oxigênio, elementos fundamentais provenientes do dióxido de carbono e água. Plantas terrestres, como a violeta e outras, obtém dióxido de carbono na atmosfera por meio das folhas e água que absorvem do solo através das raízes. Parte dos carboidratos serve para manter os processos vitais no dia-a-dia e parte é armazenada.
Curiosamente uma flor chamada Campainha Silvestre tem que crescer antes que as árvores ao redor produzam folhas que possam esconder a luz do Sol.