sábado, 23 de abril de 2011

Erosões de gelo no Ártico alcançam até 10 metros ao ano

Mais afetados são os animais selvagens e os frágeis ecossistemas dos lagos de água doce próximos à costa
por Agência EFE


O aquecimento global está devorando as costas do Ártico, onde erosões de até 10 metros ao ano estão afetando comunidades e ameaçando a sobrevivência de espécies de plantas e animais locais.

Esta é a principal conclusão de um duplo estudo publicado neste domingo (17/04) por um consórcio de 30 cientistas de 10 países, que analisou a situação de 100 mil quilômetros de costa.

"Parece que a erosão do litoral do Ártico está acelerando de forma dramática. O corte médio é de meio metro ao ano, mas em algumas zonas chega a ser de 10 metros ao ano", diz Volker Rachold, investigador do Instituto Alfred Wegener de Potsdam, na Alemanha.

As áreas mais afetadas são, segundo o relatório, o mar de Laptev e o leste da Sibéria, ambos na Rússia, e o mar de Beaufort, que faz fronteira com as costas do Canadá e Alasca, nos Estados Unidos.

O estudo alerta que, como as costas do Ártico representam um terço do total do litoral do planeta, "a erosão pode chegar a afetar áreas enormes no futuro".

Tal retrocesso do litoral é conseqüência, sem dúvida, do aquecimento global, segundo o pesquisador alemão. O processo climatológico está descongelando parte do permafrost litorâneo
, a camada de gelo permanente dos níveis superficiais do solo própria das regiões muito frias.

Os mais afetados pelas mudanças são os animais selvagens que habitam nessas regiões, especialmente os extensos rebanhos de renas, e os frágeis ecossistemas dos lagos de água doce próximos à costa.
Revista GR

Três ambientalistas são mortos em chacina com cinco vítimas no Paraná

Cinco homens foram mortos na madrugada deste sábado, no município de Piraquara, Região Metropolitana de Curitiba, no Paraná.
Eles estavam amarrados e foram mortos com tiros na cabeça. Entre as vítimas, estavam três ambientalistas.
Será que foi roubo esse caso precisa ser bem investigado.
Está tudo muito estranho, por que mata tanta gente para rouba sei não.
por Assis Ericeira 

Ministro Rossi é a favor de reserva legal para pequenos produtores.


Ministro da Agricultura, afirma que  "Agricultura vai ter segurança jurídica para produzir mantendo a preservação dos recursos naturais”.

O ministro Rossi falou na ultima terça-feira (19/04) que falta consenso em alguns pontos mudanças no Código Florestal brasileiro, que tramita no  Congresso Nacional.
.

O Ministro falou sobre a obrigatoriedade de reserva legal para micro propriedades por meio da qual a pequena propriedade deve recompor sua reserva legal, mas com condições favorecidas, recebendo por serviços florestais.

“O Ministério da Agricultura acha que deve haver um tratamento especial para a agricultura familiar. É preciso evitar que algumas regras inviabilizem a produção”, e elogiou o trabalho da ministra Izabella Teixeira e criticou os “radicais de cada lado”, que “querem que sua verdade prevaleça”.

por Assis Ericeira

sexta-feira, 22 de abril de 2011

10 dicas para economizar combustível



O preço dos combustíveis está cada vez mais caro, vale a pena tomar alguns cuidados para economizar. Confira algumas dicas para fazer seu combustível render mais:

1-  Não ande com o motor em alta rotação. Consulte o manual do proprietário e verifique em qual rotação é atingida a força máxima e 1.000 rpm abaixo dela.

2-  Mantenha os bicos injetores desobstruídos, os filtros de ar dentro do prazo de utilização e as velas sempre em bom estado com folga do eletrodo de acordo com o manual.

3-  Andar com ar-condicionado ligado provoca desperdício de combustível, use apenas quando indispensável.

4-  Não transporte cargas desnecessárias no porta-malas, por esquecimento, pois exige mais do motor.

5-  Calibre semanalmente os pneus.

6-  Na estrada os vidros abertos e a bagagem na capota alteram a aerodinâmica do carro, gastando mais combustível.

7-  Não encha o tanque de combustível até a boca, uma parte do combustível acaba se perdendo pelo bocal ou pela válvula de alívio. O correto é encher só até quando o combustível atingir o bico da bomba, isso pode ser percebido quando o gatilho da bomba desarma automaticamente.

8-  Não rode com o tanque na reserva, pois essa atitude faz com que resíduos que ficam no fundo do tanque sejam sugados para dentro do motor, entupindo os bicos injetores.

9-  Não exagere nas acelerações e freiadas bruscas, retomando a velocidade com pressa, dirija com calma.

10-  Em carros com carburador, desligue o afogador assim que o motor atingir a temperatura ideal de funcionamento.

Além de economizar dinheiro você estará contribuindo com a natureza, não gastando mais do que o necessário.
Fonte:UOL

quinta-feira, 21 de abril de 2011

GASOLINA DE PRESIDENTE MEDICI E UMA DAS MAS CARA DO BRASIL


Enquanto no Maranhão o preço médio da gasolina e de R$ 2,90 (dois reais e noventa centavos) aqui em Presidente Médici a gasolina é de 3,00 (três reais), é difícil de entender o por que desse preço já que não moramos em um lugar de difícil acesso e não se cobra pedágio em nossas rodovias, enquanto isso quem paga conta são os usuários e a população já que tudo chega por rodovias até as passagens ficam mais cara, os alimentos, vestuário entre outros.
O Maranhão e o estado com o segundo  preço mais caro, perdendo apenas para Bahia.
Por Assis Ericeira

O Mito do Tiradentes


Tiradentes pode ter sido mero bode expiatório no trágico desfecho da Conjuração Mineira. Mas a decência com a qual se comportou ao longo do lento e tortuoso processo judicial e, acima de tudo, a altivez com que enfrentou a morte, o tornaram, no ato, não apenas a maior figura do movimento, mais também um dos grandes heróis da história do Brasil. Enquanto a maioria dos conjurados chorava, balbuciava e se maldizia – trocando acusações e blasfémias diante dos jurados –, Tiradentes manteve a dignidade, o senso de camaradagem e uma tranquilidade despojada que, da mera leitura dos atos, sua presença refulge imponente e quase majestosa. Embora, de início tenha tentado negar a existência da conspiração, tão logo as acusações se tornaram evidentes, Tiradentes tratou de atrair toda a culpa sobre si, praticamente se apresentando para o martírio ao proclamar responsabilidade exclusiva pelo movimento. Ao saber que, além dele, outros conjurados tinham sido condenados à morte, Tiradentes declarou: “Se dez vidas eu tivesse, dez vidas daria para salva-los”.

Não houve, por parte dos acusados, qualquer espécie de retribuição. Com toda a confusão de seus depoimentos, nenhum negara a participação de Tiradentes nem seu entusiasmo fanático e às vezes imprudente pela revolução.
Para a Coroa, alferes também despontava como vítima ideal: primeiro, era alguém com todos os ressentimentos de um típico “revolucionário francês”. Depois, não era ninguém: “Quem é ele?”, perguntara uma carta régia enviada de Lisboa ao desembargador Torres, juiz do processo. “Não é pessoa que tenha figura, nem valimento, nem riqueza”, foi a resposta. Além do mais, quem levaria a sério um movimento chefiado por um simples Tiradentes? enforcá-lo, portanto, teria o efeito máximo como advertência e o mínimo como repercussão.
Mas os caminhos da história escolheram outras vias e, um século depois, Tiradentes seria transformado no grande símbolo da república – independentemente do papel que tivesse desempenho na Conjuração. Por anos a fio, a historia da revolta subsistira apenas a memória popular. A partir de 1873, e até 1893, a literatura e a historiografia começaram a transformar Tiradentes numa espécie de cristo cívico. Ele renascera um pouco antes – no livro Brasil pitoresco, escrito em 1859 pelo francês Charles Ribeyrolles, na figura de um herói republicano “que sacrificara por uma idéia”. Em 1873, porém o historiados Alferes Tiradentes.
Washt Rodrigues.
Museu histórico Nacional.

Joaquim Norberto de Souza lançou sua História da Conjuração Mineira.
Descobridor dos Autos da Devassa, ele foi o primeiro a consulta-los. Após treze anos de pesquisa, concluiu que o papel de Tiradentes fora secundário e que, por causa da “lavagem cerebral” a que o teriam submetido na prisão os frades franciscanos, substituíra o ardor patriótico pelo fervor religioso. “Prenderam um patriota, executaram um frade”. Os republicanos, já tentando alçar Tiradentes ao papel de símbolo do regime que estava para nascer, protestaram. Negavam ter Tiradentes beijado as mãos e os pés do carrasco; não aceitavam a versão de que ele dirigira à forca com um crucifixo; não acreditavam que tivesse dito que, como Cristo, também morreria nu. Mas o fato é que as semelhanças entre a paixão de Cristo e o martírio de Tiradentes eram tão evidentes (não faltava nem Judas nem Pedro – e, agora, nem ressurreição) que depois de estabelecida a República, até mesmo os pintores ligados ou contratados por lês passaram a representar Tiradentes como se fosse Jesus no patíbulo. Com a passagem dos anos, a memória e as imagens de Tiradentes continuaram sendo esquartejadas.
(EDUARDO BUENO, 2002)

A Sentença de Tiradentes
A Sentença do Alferes Joaquim José da Silva Xavier foi ‘pronunciada em nome da Princesa de Portugal, D. Maria I, às 2 horas da manhã de 19 de Abril de 1792’.
Eis a Sentença: “Pelo abominável intento de conduzir os povos da capitania de Minas a uma rebelião, os juízes deste tribunal condenam ao citado réu a que, com baraço e pregão, seja conduzido pelas ruas públicas ao lugar da forca e nela morra a morte natural para sempre, e que depois de morto lhe seja cortada a cabeça e levada a Vila Rica, onde em o lugar mais público dela será pregada, em poste alto até que o tempo consuma; e o seu corpo será dividido em quatro quartos e pregados em postes, pelo caminho de Minas, onde o Réu teve suas infames práticas, até que o tempo também os consuma; e declarem o réu infame e seus filhos e netos, e os seus bens aplicam para o Fisco, e a casa em que vivia na Vila Rica será arrasada e salgada, para que nunca mais no chão se edifique, e no mesmo chão se erguerá um padrão, pelo qual se conserve a memória desse abominável réu”.
As faces de Tiradentes
Não se sabe como era as feições de Joaquim José da Silva Xavier.
Todos os retratos (representações) são fictícias, fruto do imaginário dos artistas. Nenhuma das obras utilizou informações vindas de fontes supostamente confiáveis.
Durante o julgamento dos Inconfidente, Alvarenga Peixoto descrevera Tiradentes como “Feio e espantado”. O depoimento do Frei Penaforte, que presenciou o julgamento, indicava também que, ao ser conduzido ao patíbulo, o réu estava “com a barba e a cabeça raspadas”.


Na análise das obras feitas por José Murilo de Carvalho no livro A formação das Almas – O imaginário da Republica do Brasil, “Tiradentes surge como o Mártir Ideal e imaculado na brancura de sua túnica de condenado”. Desta forma se tornou aceito como símbolo nacional tanto por alguns monarquistas e abolicionistas como pelos republicanos. Também no século XX, grupos militares
ditadores, grupos revolucionários de esquerda e o dinâmico Teatro de Arena lhe confere o Título de Patrono Cívico do Brasil.
Bibliografia
Brasil: Uma História. A incrível saga de um país – Eduardo Bueno – Ed.
Àtica
Nova História Crítica do Brasil – Mario Schmidt – Ed.Geração
A formação das Almas –O imaginário da República – José Murilo de
Carvalho – Ed. Nova Terra

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Relator do código florestal brasileiro na contra mão das necessidades Ambientais

O relator do código florestal brasileiro tem uma visão retrógrada que prioriza a produção a todo custo, suas proposta burras e inadequadas para nossa época, consegui até ser menos eficaz com relação as do regime militar a mais de 40 anos, o que ele faz são meros mimos eleitorais a parcela da classe ruralista que não se importa com a degradação do solo e derrubada das matas, dentro desse mar de irresponsabilidade está sendo cogitada a redução das áreas de preservação permanente e o fim da reserva legal.


‘Vaca não come Mata Atlântida e sim capim’, deputado Aldo Rebelo
fonte da frase: folha rural

Aparenta que o infeliz relator não acompanha os problemas climáticos que estamos passando e não sabe que a irresponsabilidade de hoje irá custar caro a nossos filhos e netos, em um amanha não muito distante, é importante frisar que ele é apenas o defensor e que existe mais pessoas com esse pensamento de enriquecimento a qualquer custo.
A Amazônia e as demais florestas Brasileiras são nossas e de nossos filhos e netos e assim vai, mas isso não nos dar o direito derrubadas irresponsáveis, chega a ser de um cinismo grosseiro dizer que outro países derrubaram agora é a nossa vez, penso que devemos ser auto suficiente mas de maneira equilibrada.
Por Assis Ericeira...  

terça-feira, 19 de abril de 2011

História do Dia do Índio, os verdadeiros Brasileiros

Comemoramos todos os anos, no dia 19 de Abril, o Dia do Índio. Esta data comemorativa foi criada em 1943 pelo Presidente Getúlio Vargas, através do decreto lei número 5.540. Mas porque foi escolhido o 19 de abril?
Origem da data 
Para entendermos a data, devemos voltar para 1940. Neste ano, foi realizado no México, o Primeiro Congresso Indigenista Interamericano. Além de contar com a participação de diversas autoridades governamentais dos países da América, vários líderes indígenas deste continente foram convidados para participarem das reuniões e decisões. Porém, os índios não compareceram nos primeiros dias do evento, pois estavam preocupados e temerosos. Este comportamento era compreensível, pois os índios há séculos estavam sendo perseguidos, agredidos e dizimados pelos “homens brancos”.
No entanto, após algumas reuniões e reflexões, diversos líderes indígenas resolveram participar, após entenderem a importância daquele momento histórico. Esta participação ocorreu no dia 19 de abril, que depois foi escolhido, no continente americano, como o Dia do Índio.
Comemorações e importância da data 
Neste dia do ano ocorrem vários eventos dedicados à valorização da cultura indígena. Nas escolas, os alunos costumam fazer pesquisas sobre a cultura indígena, os museus fazem exposições e os municípios organizam festas comemorativas. Deve ser também um dia de reflexão sobre a importância da preservação dos povos indígenas, da manutenção de suas terras e respeito às suas manifestações culturais. 
Devemos lembrar também, que os índios já habitavam nosso país quando os portugueses aqui chegaram em 1500. Desde esta data, o que vimos foi o desrespeito e a diminuição das populações indígenas. Este processo ainda ocorre, pois com a mineração e a exploração dos recursos naturais, muitos povos indígenas estão perdendo suas terras.


 Fonte: Sua Pesquisa

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Imirante.com - Maranhão é o segundo em iranking/i de cheques sem fundos no país

Imirante.com - Maranhão é o segundo em iranking/i de cheques sem fundos no país

Produtos da agricultura familiar terão bônus em abril

Medida possibilita que agricultores paguem os seus financiamentos do Pronaf com desconto
por Globo Rural Online
O feijão terá bônus de 16, 56% em Mato Grosso
Agricultores familiares que produzem 16 diferentes culturas contam, em abril, com o bônus do Programa de Garantia de Preços para a Agricultura Familiar (PGPAF). Quem plantou açaí, arroz longo fino em casca, babaçu (amêndoa), borracha (extrativista) – bioma amazônia, castanha de caju, cebola, feijão, mamona, mangaba, pequi (fruto), piaçava (fibra), sisal, trigo, triticale, umbu e uva vai contar com descontos nos financiamentos do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).

O PGPAF possibilita que o agricultor familiar pague os seus financiamentos do Pronaf com um desconto. O valor varia de acordo com a diferença entre os preços garantidos e o preço de mercado, nos casos em que o valor do produto financiado esteja abaixo do preço de garantia.
Os preços de mercado e o bônus de desconto referem-se ao mês de março de 2011 e têm validade para o período de 10 de abril a 9 de maio de 2011.

O produto com o maior bônus este mês é a borracha (extrativista) do bioma amazônia (48,57%) no estado de Tocantins. O arroz longo fino em casca e o feijão contarão com bônus em nove estados cada um. No caso do arroz, por exemplo, o desconto em Sergipe chega a 28,29%. Já o feijão, tem bônus de 16, 56% em Mato Grosso. Alguns produtos da sociobiodiversidade também contam com bônus em abril. Dentre eles destacam-se o açaí (13,04% em Rondônia), o babaçu (28,08% no Maranhão e no Ceará), o pequi (8,57% em Minas Gerais), a piaçava (34,73% na Bahia) e o umbu (21,05% na Bahia).

Como funciona o PGPAF
Atualmente, o Programa abrange 44 culturas: abacaxi, açaí (fruto), algodão em caroço, alho, amendoim, arroz longo fino em casca, babaçu (amêndoa), banana, baru (fruto), borracha natural cultivada (heveicultura), borracha natural extrativa, café, cana-de-açúcar, cará, carne de caprino, carne de ovino, castanha de caju, castanha do Brasil (em casca), cebola, feijão, girassol, inhame, juta, leite, maçã, malva, mamona em baga, mangaba (fruto), milho, pequi (fruto), piaçava (fibra), pimenta do reino, carnaúba, pó cerífero de carnaúba, cera de carnaúba, raiz de mandioca, sisal, soja, sorgo, tomate, trigo, triticale, umbu (fruto) e uva.
 Cálculo do PGPAF

O bônus do PGPAF é calculado mensalmente pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e divulgado pela Secretaria de Agricultura Familiar do MDA. A Conab faz um levantamento nas principais praças de comercialização dos produtos da agricultura familiar e que integram o PGPAF. Os bônus das operações de custeio e investimento ficam limitados a R$ 5 mil anuais por beneficiário do crédito rural.

Nas operações de investimento do Pronaf, o bônus pode ser concedido bastando que um único produto incluído no PGPAF seja gerador de 35%, ou mais, da renda estimada pelo agricultor para o pagamento do financiamento.

FHC desafia Lula a disputar eleição



Em entrevista ao programa "Começando o Dia", que estréia na rádio Cultura FM, na segunda-feira, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) desafia o petista Luiz Inácio Lula da Silva a disputar uma eleição contra ele, informa a coluna de Mônica Bergamo, publicada na edição deste sábado da Folha

"Ele se esquece que eu o derrotei duas vezes. Quem sabe ele queira uma terceira. Eu topo."

Seria a melhor disputa eleitoral de todos os tempos eu tb queria ver isso aceita lula.

sábado, 16 de abril de 2011

SALÁRIO MÍNIMO

Governo prevê salário mínimo de R$ 616,34 em 2012

O governo prevê salário mínimo de R$ 616,34 em 2012. Os números constam do Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias enviado ontem (15/04/11) ao Congresso Nacional. Os dados foram divulgados pelo Ministerio do Planejamento.

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Reajuste do Bolsa Família começa a ser pago hoje

O beneficio do Programa Bolsa Família com reajuste médio 19,4% começa a ser pago hoje. Os valores variam R$ 32 a 242 mensais. O programa vai beneficiar  famílias com renda de até R$ 140 por mês para cada integrante.
Segundo o Ministério do Desenvolvimento social que coordena o programa, todas as famílias beneficiadas terão o credito reajustado. A intenção do ministério é tomar o programa mais efetivo  no combate a pobreza.
A escala de pagamento será  iniciada com os usuários que possuem terminando em 1 e encerrara dia 29, com os usuários cujo cartão termine 0. O saque pode ser efetuado em toda a rede da Caixa Económica Federal.
Para que a família possa receber o beneficio é necessário manter o calendário de vacinas em dia, pelos menos até as crianças completarem 7 anos, fazer acompanhamento do crescimento infantil e vigilância nutricional, alem de exames pré-natal em gestantes. Também é preciso manter os filhos entre os 6 e os 17 anos na escola com percentuais mínimos de presença.
Outros cuidados necessários é manter o cadastro atualizado. A família que estiver com cadastro desatualizado há mais de dois anos, e não busca atualização, corre o risco de perder o benefício.

terça-feira, 12 de abril de 2011

Relatorio do ibama diz que Pará é recordista em multas por infrações ambientais em 2010, a soma total das multas chegava a R$ 1,02 bilhão, diz aindaque menos de 1% das multas são quitadas.

Menos de 1% das infrações aplicadas pelo Ibama não são pagas, diz relatório
                                   
O Ibama acaba de divulgar um relatório das multas feitas pelo órgão de 2005 a 2010, a média das multas quitadas ficou em 0,75%. Detalhe: no ano passado, esse índice foi ainda pior: 0,2%. A pergunta que não quer calar: para que mobilizar tempo, dinheiro, fiscais, uma infra-estrutura que às vezes beira à de guerra, se os “culpados” por crimes contra a natureza saem ilesos?  
Além de não fazer valer as multas e revertê-las aos cofres públicos (e possíveis ações e aparelhamento do próprio Ibama), um outro agravante: o número de autuações caiu vertiginosamente. Se em 2005 era de 32.577 multas, em 2010 não passou de 18.686. E outra vez a mesma questão: a razão para isso teria sido a diminuição dos crimes contra a natureza?  
Vale lembrar: a maior parte das autuações está associada a crimes contra a flora (leia-se desmatamentos, queimadas e venda de madeira ilegal), que aqui e ali vemos pipocar na mídia. Além disso, institutos independentes, como o Imazon (Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia), não cansam de explicitar que os estragos na floresta só vêm crescendo. Então, o que acontece de fato?  

Nem os Estados, segundo o relatório do Ibama, pagam a sua conta quando o assunto é Meio Ambiente. E há alguns têm autuações bilionárias, caso do Pará (que desde 2005 é recordista em multas por infrações ambientais). Em 2010, por exemplo, a soma total das multas chegava a R$ 1,02 bilhão. Em segundo lugar, o outro campeão neste quesito é o Mato Grosso, com R$ 376,5 milhões em 2010.  
A culpa dessa falta de eficiência em receber as multas, segundo o próprio Ibama e especialistas da área, está no fato de que a infração ambiental, por si mesma, não tem como garantir esse pagamento. Então para que realizar as autuações se elas são serão cumpridas? 

segunda-feira, 11 de abril de 2011


O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento divulgou o calendário nacional de vacinação dos bovinos e búfalos contra a febre aftosa 2011. As diferenças, com relação ao ano passado, estão nas agendas dos estados de Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte, que antes realizavam a imunização em abril e outubro. Agora, todos os estados do Nordeste passarão a vacinar os seus rebanhos em maio e novembro.

UF
JAN
FEV
MAR
ABR
MAI
JUN
JUL
AGO
SET
OUT
NOV
DEZ
ACRE
1
1
ALAGOAS
1
1
AMAPÁ
1
1
AMAZONAS***
1
1
BAHIA
1
1
CEARÁ
1
1
DISTRITO FEDERAL
1
3
ESPIRITO SANTO
3
1
GOIÁS
1
3
MARANHÃO
1
1
MATO GROSSO**
2
3
1
MATO GROSSO DO SUL*
3
4
1
4
MINAS GERAIS
1
3
PARÁ*****
1
4
4
1
PARAÍBA
1
1
PARANÁ
3
1
PERNAMBUCO
1
1
PIAUÍ
1
1
RIO DE JANEIRO
1
1
RIO GRANDE DO NORTE
1
1
RIO GRANDE DO SUL
1
3
RONDÔNIA
  3
1
RORAIMA
1
1
SÃO PAULO
3
1
SERGIPE
1
1
TOCANTINS***
1
3

Legenda:
1 = vacinação de todo o rebanho bovino e bubalino.
2 = vacinação de animais com menos de 12 meses.
3 = vacinação de animais com idade abaixo de 24 meses.
4 = vacinação anual de todo o rebanho bovino e bubalino.
* Em Mato Grosso do Sul, as propriedades localizadas no Pantanal tem a opção de vacinar todo o rebanho ou em maio/junho (01/05 a 15/06) ou em novembro/dezembro (01/11 a 15/12).
** Em Mato Grosso, as propriedades pantaneiras realizam vacinação anual de todo o rebanho no mês de novembro.
As propriedades na faixa de fronteira do Mato Grosso com a Bolívia vacinam animais até 12 meses em fevereiro.
*** Em Tocantins, os municípios que compõem a zona tampão vacinam todo o rebanho bovídeo na etapa de novembro.
**** No Estado de Rondônia as etapas de vacinação vão do dia 15 de abril a 15 de maio e 15 de outubro a 15 de novembro
***** No Arquipélago do Marajó todo o rebanho bovino e bubalino é vacinado de 01 de agosto a 15 de setembro.



Em Goiás e no Distrito Federal, o cronograma de imunização também sofreu alteração. A vacinação anual de todos os bovinos e bubalinos será realizada em maio, enquanto os animais até 24 meses de idade serão imunizados a partir de novembro.
Na nova zona livre de febre aftosa com vacinação do estado do Mato Grosso do Sul ─ localizada na fronteira com o Paraguai e Bolívia ─ o início da imunização, previsto para começar nesta sexta-feira (1º), passará para 1º de maio.


Roraima abre o período de vacinação nesta sexta-feira
O único estado que começa a vacinar o seu rebanho nesta sexta-feira (1º) é Roraima.  Em seguida, no dia 15 de abril, será a vez de Rondônia. O restante das unidades começam a  imunizar seus rebanhos em maio, com exceção de Santa Catarina – livre de febre aftosa sem vacinação.
A estimativa é que sejam disponibilizadas aproximadamente 560 milhões de doses em todo o Brasil. O rebanho brasileiro está estimado em 208 milhões de cabeças.
“Esse é o calendário oficial até o momento. Se houver necessidade de fazer alterações por questões climáticas, como secas ou excesso de chuvas, ou por dificuldade de execução plena da vacinação, nós vamos avaliar. É importante salientar que só ocorrerão mudanças em caráter excepcional e que em qualquer situação desse tipo, os pecuaristas serão comunicados com a devida antecedência”, explica o diretor do Departamento de Saúde Animal (DSA) do Ministério da Agricultura, Guilherme Henrique Figueiredo Marques.
Em 2010, a taxa de cobertura vacinal de bovinos e búfalos contra a doença alcançou 97,3%. Os estados que registraram os melhores resultados na vacinação foram Mato Grosso, com 99,74%, Tocantins, com 99,52% e Mato Grosso do Sul, com 99,41% dos animais imunizados.
Hoje, 15 unidades da federação são reconhecidas pela Organização Mundial de Saúde Animal como livres de febre aftosa com vacinação: Acre, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia, São Paulo, Sergipe, Tocantins e Distrito Federal. Além disso, detêm esse status, a região Centro-Sul do Pará e os municípios de Guajará e Boca do Acre, no Amazonas.
O estado de Santa Catarina é reconhecido pela OIE como livre da doença sem vacinação. Em risco médio estão Alagoas, Ceará, Maranhão, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Piauí e a região Centro-Norte do Pará. Em alto risco encontram-se Roraima, Amapá e as demais áreas do estado do Amazonas.