quarta-feira, 4 de abril de 2012
quinta-feira, 8 de março de 2012
A PREFEITURA DE CAMPO GRANDE DECIDIU ADIAR VISTORIA VEICULAR AMBIENTAL FICA PARA 2013 E SERÁ LICITADA
A vistoria veicular ambiental passará a ser obrigatória a partir do começo do próximo ano para todos os veículos registrados em Campo Grande. A prefeitura decidiu adiar o prazo para implantação – previsto inicialmente para abril deste ano – para elaborar estudos detalhando como será o procedimento, que tem como objetivo o combate à poluição. Já está definido que o serviço ficará sob responsabilidade de uma empresa, contratada por meio de licitação e que terá de contar com estrutura suficiente para vistoriar a média de 160 veículos por hora.
No próximo ano, os motoristas já terão de pagar pela taxa de vistoria ambiental no mesmo mês em que fazem o licenciamento. Entretanto, os valores ainda não foram definidos. Segundo o secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Marcos Cristaldo, a média de preços deverá constar no estudo que será encomendado pela prefeitura antes do procedimento licitatório para escolha da empresa que irá executar as vistorias.
Outras capitais, como São Paulo e Rio de Janeiro, já adotaram a inspeção veicular e cobram taxas de R$ 80 a R$ 90. “Queremos ficar abaixo destes valores até porque a frota de Campo Grande é menor, mas só será possível determinar o preço depois da licitação”, disse Cristaldo. Hoje Campo Grande conta com aproximadamente 400 mil veículos, o que dá uma média de 33,3 mil veículos vistoriados ao mês e 12,8 por dia (descontando os finais de semana).
Exigências
Apesar de o estudo de viabilidade econômica para determinar as regras e os valores para vistoria ainda não ter começado, a prefeitura já tem algumas exigências. A empresa contratada por meio da licitação terá de montar estrutura em pelo menos dois pontos distintos da Capital para atender aos motoristas. “Também não queremos filas. O objetivo é de que o serviço possa ser feito em aproximadamente 15 minutos e o motorista possa agendar o horário da vistoria pela internet”, disse.
Exigências
Apesar de o estudo de viabilidade econômica para determinar as regras e os valores para vistoria ainda não ter começado, a prefeitura já tem algumas exigências. A empresa contratada por meio da licitação terá de montar estrutura em pelo menos dois pontos distintos da Capital para atender aos motoristas. “Também não queremos filas. O objetivo é de que o serviço possa ser feito em aproximadamente 15 minutos e o motorista possa agendar o horário da vistoria pela internet”, disse.
O procedimento de agendar o horário para a vistoria já é feito em outras cidades, como São Paulo, onde Cristaldo esteve para acompanhar como está sendo feita a vistoria veicular ambiental. A empresa que irá prestar o serviço receberá a concessão para fazer a vistoria durante dez anos ou mais. Terá de arcar com todos os investimentos, mão de obra e garantir ampliação da estrutura para acompanhar a evolução da frota. A empresa terá sistema interligado ao Detran para informar quando o veículo está regular e só então o motorista poderá fazer o licenciamento.
Estado do Maranhão tem mais de 2.000 ficha sujas
Diz levantamento do TCE
Levantamento feito pelo Tribunal de Contas do Maranhão (TCE) aponta que existem pelo menos 2 mil políticos fichas sujas no Estado. Entre eles, estão 140 prefeitos que estariam em condições de disputar a reeleição em 2012.
Desta lista, fazem parte gestores públicos que tiveram suas contas rejeitadas desde 1996, tanto em Câmara de Vereadores e prefeituras dos 217 municípios maranhenses e também em órgãos públicos, como a Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema). A intenção do TCE é encaminhar a listagem ao Ministério Público Eleitoral (MPE) do Maranhão, Procuradoria Geral de Justiça (PGJ) e Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O número de fichas sujas no Maranhão, no entanto, é maior. Isso porque, conforme a lei da Ficha Limpa, entram também nessa contagem políticos que já foram condenados em segunda instância em ações judiciais ou aqueles exonerados a bem do serviço público.

Em fevereiro, o TSE decidiu que a lei da Ficha Limpa é constitucional e valerá para as eleições de 2012. Um dos critérios de inelegibilidade impostos pela lei 135/2010 é justamente a desaprovação de prestação de contas pelos órgãos colegiados de controle nos Estados. Pela lei da Ficha Limpa, o político que não conseguiu aprovação de contas no TCE fica inelegível por oito anos.
Desta lista, fazem parte gestores públicos que tiveram suas contas rejeitadas desde 1996, tanto em Câmara de Vereadores e prefeituras dos 217 municípios maranhenses e também em órgãos públicos, como a Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema). A intenção do TCE é encaminhar a listagem ao Ministério Público Eleitoral (MPE) do Maranhão, Procuradoria Geral de Justiça (PGJ) e Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O número de fichas sujas no Maranhão, no entanto, é maior. Isso porque, conforme a lei da Ficha Limpa, entram também nessa contagem políticos que já foram condenados em segunda instância em ações judiciais ou aqueles exonerados a bem do serviço público.

Em fevereiro, o TSE decidiu que a lei da Ficha Limpa é constitucional e valerá para as eleições de 2012. Um dos critérios de inelegibilidade impostos pela lei 135/2010 é justamente a desaprovação de prestação de contas pelos órgãos colegiados de controle nos Estados. Pela lei da Ficha Limpa, o político que não conseguiu aprovação de contas no TCE fica inelegível por oito anos.
segunda-feira, 5 de março de 2012
DIA INTERNACIONAL DA MULHER
História do 8 de março
No Dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, na cidade norte americana de Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho.
A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano.
Porém, somente no ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o "Dia Internacional da Mulher", em homenagem as mulheres que morreram na fábrica em 1857. Mas somente no ano de 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas).
Objetivo da Data
Ao ser criado esta data, não se pretendia apenas comemorar. Na maioria dos países, realizam-se conferências, debates e reuniões cujo objetivo é discutir o papel da mulher na sociedade atual. O esforço é para tentar diminuir e, quem sabe um dia terminar, com o preconceito e a desvalorização da mulher. Mesmo com todos os avanços, elas ainda sofrem, em muitos locais, com salários baixos, violência masculina, jornada excessiva de trabalho e desvantagens na carreira profissional. Muito foi conquistado, mas muito ainda há para ser modificado nesta história.
Conquistas das Mulheres Brasileiras
Podemos dizer que o dia 24 de fevereiro de 1932 foi um marco na história da mulher brasileira. Nesta data foi instituído o voto feminino. As mulheres conquistavam, depois de muitos anos de reivindicações e discussões, o direito de votar e serem eleitas para cargos no executivo e legislativo.
Marcos das Conquistas das Mulheres na História
- 1788 - o político e filósofo francês Condorcet reivindica direitos de participação política, emprego e educação para as mulheres.
- 1840 - Lucrécia Mott luta pela igualdade de direitos para mulheres e negros dos Estados Unidos.
- 1859 - surge na Rússia, na cidade de São Petersburgo, um movimento de luta pelos direitos das mulheres.
- 1862 - durante as eleições municipais, as mulheres podem votar pela primeira vez na Suécia.
- 1865 - na Alemanha, Louise Otto, cria a Associação Geral das Mulheres Alemãs.
- 1866 - No Reino Unido, o economista John S. Mill escreve exigindo o direito de voto para as mulheres inglesas
- 1869 - é criada nos Estados Unidos a Associação Nacional para o Sufrágio das Mulheres
- 1870 - Na França, as mulheres passam a ter acesso aos cursos de Medicina.
- 1874 - criada no Japão a primeira escola normal para moças
- 1878 - criada na Rússia uma Universidade Feminina
- 1901 - o deputado francês René Viviani defende o direito de voto das mulheres
Participação das mulheres na política brasileira
Principais conquistas da mulheres brasileiras na política do Brasil, história do Brasil
Principais conquistas da mulheres brasileiras na política do Brasil, história do Brasil
Dra. Carlota Pereira de Queirós: primeira mulher eleita deputada federal na história do Brasil
História da participação das mulheres na política
Durante grande parte da História do Brasil, as mulheres não tiveram participação na política, pois a elas eram negados os principais direitos políticos como, por exemplo, votar e se candidatar. Somente em 1932, durante o governo de Getúlio Vargas, as mulheres conquistaram o direito do voto. Também puderam se candidatar a cargos políticos. Nas eleições de 1933, a doutora Carlota Prereira de Queirós foi eleita, tornando-se a primeira mulher deputada federal brasileira.
Principais conquistas das mulheres na política brasileira
Principais conquistas das mulheres na política brasileira
- Em 1932, as mulheres brasileiras conquistam o direito de participar das eleições como eleitoras e candidatas.
- Em 1933, Carlota Prereira de Queirós tornou-se a primeira deputada federal brasileira
- Em 1979, Euníce Michiles tornou-se a primeira senadora do Brasil.
- Entre 24 de agosto de 1982 e 15 de março de 1985, o Brasil teve a primeira mulher ministra. Foi Esther de Figueiredo Ferraz, ocupando a pasta da Educação e Cultura.
- Em 1989, ocorre a primeira candidatura de uma mulher para a presidência da República. A candidata era Maria Pio de Abreu, do PN (Partido Nacional).
- Em 1995, Roseana Sarney tornou-se a primeira governadora brasileira.
- Em 31 de outubro de 2010, Dilma Rousseff (PT - Partido dos Trabalhadores) venceu as eleições presidenciais no segundo turno, tornando-se a primeira mulher presidente da República no Brasil.
Mulheres importantes para a História
Lista com as principais mulheres que marcaram a História, mulheres importantes
Lista com as principais mulheres que marcaram a História, mulheres importantes
Cleópatra e Joana D'arc : exemplos de mulheres que foram importantes para a História
Mulheres importantes para a História
- Cleópatra
- Cleópatra
Cleópatra foi a última Rainha da Dinastia ptolomaica que dominou o Egito após a Grécia ter invadido aquele país. Filha de Ptolomeu XII com sua irmã, ela subiu ao trono egípcio aos 17 anos de idade, após a morte do pai. Contudo, ela teve que dividir o trono com seu irmão, Ptolomeu XIII (com quem casou), e depois, com Ptolomeu XIV.
- Maria, Mãe de Jesus
Deu a luz, criou e educou Jesus Cristo. Nasceu, provavelmente em Jerusalém, por volta de 20 a.C.
- Joana D’arc nasceu na França no ano de 1412 e morreu em 1431 (época medieval). Foi uma importante personagem da história francesa, durante a Guerra dos Cem Anos (1337-1453), quando seu país enfrentou a rival Inglaterra. Joana D’arc foi canonizada (transformada em santa) no ano de 1920.
- Rainha Vitória
Foi rainha do Reino Unido entre 1837 a 1901. Embora com poucos poderes políticos, se tornou um exemplo nacional da moral e dos bons valores e costumes.
- Anita Garibaldi
Companheira do líder revolucionário Giuseppe Garibaldi, Anita foi um exemplo de mulher corajosa e forte. Lutou ao lado do marido na Guerra dos Farrapos.
Isabel Cristina Leopoldina Augusta Micaela Gabriela Gonzaga de Bragança, a Princesa Isabel, nasceu no palácio de São Cristóvão, na cidade do Rio de Janeiro no ano de 1846. Tornou-se a herdeira do trono brasileiro, após a morte prematura do irmão mais velho. Teve importância para a História do Brasil ao assinar a Lei Áurea em 1888, que aboliu a escravidão no país.
- Marie Curie
Cientísta polonesa, ganhou dos prêmios Nobel de Física (1903 e 1911). Fez importantes descobertas e avanços científicos na área da radioatividade. Foi também importante na descoberta de dois elementos químicos: polônio e rádio.
- Madre Teresa de Calcutá
Importante missionária católica do século XX. Lutou pelos mais necessitados. Ganhou o prêmio Nobel da Paz em 1979. Foi beatificada pela Igreja Católica em 2003.
- Irmã Dulce
Foi uma importante religiosa católica do século XX. Lutou em prol dos mais carentes e necessitado., destacando-se por suas obras de caridade e assistência social. Foi beatificada pela Igreja Católica em maio de 2011.
- Indira Gandhi
Foi primeira-ministra da Índia entre os anos de 1966 e 1977 e depois entre 1980 e 1984. Fez um governo popular, voltado para os mais os mais pobres.
- Margaret Tatcher
Política britânica foi primeira-ministra do Reino Unido entre os anos de 1979 e 1990. Conhecida como a "dama de ferro" conseguiu implantar importantes reformas políticas e econômicas no Reino Unido.
DIA INTERNACIONA DA MULHER
História do 8 de março
Dra. Carlota Pereira de Queirós: primeira mulher eleita deputada federal na história do Brasil
Cleópatra e Joana D'arc : exemplos de mulheres que foram importantes para a História
http://www.suapesquisa.com/historia/mulheres_historia.htm
No Dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, na cidade norte americana de Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho.
A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano.
Porém, somente no ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o "Dia Internacional da Mulher", em homenagem as mulheres que morreram na fábrica em 1857. Mas somente no ano de 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas).
Objetivo da Data
Ao ser criado esta data, não se pretendia apenas comemorar. Na maioria dos países, realizam-se conferências, debates e reuniões cujo objetivo é discutir o papel da mulher na sociedade atual. O esforço é para tentar diminuir e, quem sabe um dia terminar, com o preconceito e a desvalorização da mulher. Mesmo com todos os avanços, elas ainda sofrem, em muitos locais, com salários baixos, violência masculina, jornada excessiva de trabalho e desvantagens na carreira profissional. Muito foi conquistado, mas muito ainda há para ser modificado nesta história.
Conquistas das Mulheres Brasileiras
Podemos dizer que o dia 24 de fevereiro de 1932 foi um marco na história da mulher brasileira. Nesta data foi instituído o voto feminino. As mulheres conquistavam, depois de muitos anos de reivindicações e discussões, o direito de votar e serem eleitas para cargos no executivo e legislativo.
Marcos das Conquistas das Mulheres na História
- 1788 - o político e filósofo francês Condorcet reivindica direitos de participação política, emprego e educação para as mulheres.
- 1840 - Lucrécia Mott luta pela igualdade de direitos para mulheres e negros dos Estados Unidos.
- 1859 - surge na Rússia, na cidade de São Petersburgo, um movimento de luta pelos direitos das mulheres.
- 1862 - durante as eleições municipais, as mulheres podem votar pela primeira vez na Suécia.
- 1865 - na Alemanha, Louise Otto, cria a Associação Geral das Mulheres Alemãs.
- 1866 - No Reino Unido, o economista John S. Mill escreve exigindo o direito de voto para as mulheres inglesas
- 1869 - é criada nos Estados Unidos a Associação Nacional para o Sufrágio das Mulheres
- 1870 - Na França, as mulheres passam a ter acesso aos cursos de Medicina.
- 1874 - criada no Japão a primeira escola normal para moças
- 1878 - criada na Rússia uma Universidade Feminina
- 1901 - o deputado francês René Viviani defende o direito de voto das mulheres
Participação das mulheres na política brasileira
Principais conquistas da mulheres brasileiras na política do Brasil, história do Brasil
Principais conquistas da mulheres brasileiras na política do Brasil, história do Brasil
Dra. Carlota Pereira de Queirós: primeira mulher eleita deputada federal na história do Brasil
História da participação das mulheres na política
Durante grande parte da História do Brasil, as mulheres não tiveram participação na política, pois a elas eram negados os principais direitos políticos como, por exemplo, votar e se candidatar. Somente em 1932, durante o governo de Getúlio Vargas, as mulheres conquistaram o direito do voto. Também puderam se candidatar a cargos políticos. Nas eleições de 1933, a doutora Carlota Prereira de Queirós foi eleita, tornando-se a primeira mulher deputada federal brasileira.
Principais conquistas das mulheres na política brasileira
Principais conquistas das mulheres na política brasileira
- Em 1932, as mulheres brasileiras conquistam o direito de participar das eleições como eleitoras e candidatas.
- Em 1933, Carlota Prereira de Queirós tornou-se a primeira deputada federal brasileira
- Em 1979, Euníce Michiles tornou-se a primeira senadora do Brasil.
- Entre 24 de agosto de 1982 e 15 de março de 1985, o Brasil teve a primeira mulher ministra. Foi Esther de Figueiredo Ferraz, ocupando a pasta da Educação e Cultura.
- Em 1989, ocorre a primeira candidatura de uma mulher para a presidência da República. A candidata era Maria Pio de Abreu, do PN (Partido Nacional).
- Em 1995, Roseana Sarney tornou-se a primeira governadora brasileira.
- Em 31 de outubro de 2010, Dilma Rousseff (PT - Partido dos Trabalhadores) venceu as eleições presidenciais no segundo turno, tornando-se a primeira mulher presidente da República no Brasil.
Mulheres importantes para a História
Lista com as principais mulheres que marcaram a História, mulheres importantes
Lista com as principais mulheres que marcaram a História, mulheres importantes
Cleópatra e Joana D'arc : exemplos de mulheres que foram importantes para a História
Mulheres importantes para a História
- Cleópatra
- Cleópatra
Cleópatra foi a última Rainha da Dinastia ptolomaica que dominou o Egito após a Grécia ter invadido aquele país. Filha de Ptolomeu XII com sua irmã, ela subiu ao trono egípcio aos 17 anos de idade, após a morte do pai. Contudo, ela teve que dividir o trono com seu irmão, Ptolomeu XIII (com quem casou), e depois, com Ptolomeu XIV.
- Maria, Mãe de Jesus
Deu a luz, criou e educou Jesus Cristo. Nasceu, provavelmente em Jerusalém, por volta de 20 a.C.
- Joana D’arc nasceu na França no ano de 1412 e morreu em 1431 (época medieval). Foi uma importante personagem da história francesa, durante a Guerra dos Cem Anos (1337-1453), quando seu país enfrentou a rival Inglaterra. Joana D’arc foi canonizada (transformada em santa) no ano de 1920.
- Rainha Vitória
Foi rainha do Reino Unido entre 1837 a 1901. Embora com poucos poderes políticos, se tornou um exemplo nacional da moral e dos bons valores e costumes.
- Anita Garibaldi
Companheira do líder revolucionário Giuseppe Garibaldi, Anita foi um exemplo de mulher corajosa e forte. Lutou ao lado do marido na Guerra dos Farrapos.
Isabel Cristina Leopoldina Augusta Micaela Gabriela Gonzaga de Bragança, a Princesa Isabel, nasceu no palácio de São Cristóvão, na cidade do Rio de Janeiro no ano de 1846. Tornou-se a herdeira do trono brasileiro, após a morte prematura do irmão mais velho. Teve importância para a História do Brasil ao assinar a Lei Áurea em 1888, que aboliu a escravidão no país.
- Marie Curie
Cientísta polonesa, ganhou dos prêmios Nobel de Física (1903 e 1911). Fez importantes descobertas e avanços científicos na área da radioatividade. Foi também importante na descoberta de dois elementos químicos: polônio e rádio.
- Madre Teresa de Calcutá
Importante missionária católica do século XX. Lutou pelos mais necessitados. Ganhou o prêmio Nobel da Paz em 1979. Foi beatificada pela Igreja Católica em 2003.
- Irmã Dulce
Foi uma importante religiosa católica do século XX. Lutou em prol dos mais carentes e necessitado., destacando-se por suas obras de caridade e assistência social. Foi beatificada pela Igreja Católica em maio de 2011.
- Indira Gandhi
Foi primeira-ministra da Índia entre os anos de 1966 e 1977 e depois entre 1980 e 1984. Fez um governo popular, voltado para os mais os mais pobres.
- Margaret Tatcher
Política britânica, foi primeira-ministra do Reino Unido entre os anos de 1979 e 1990. Conhecida como a "dama de ferro" conseguiu implantar importantes reformas políticas e econômicas no Reino Unido.
domingo, 26 de fevereiro de 2012
Quaresma
O quê é quaresma?
Palavra que vem do latim quadragésima, é o
período de quarenta dias que antecedem a festa ápice do cristianismo ressurreição
de cristo, comemorada no domingo de páscoa.
Na Quaresma, é comum encontrarmos
imagens cobertas por mantos de cor roxa: sentido de penitência
Tempo da Quaresma
A quaresma tem seu inicio na quarta feira de cinzas e
seu término ocorre na sexta feira de santa, até a celebração da Missa da Ceia
do Senhor Jesus Cristo com os doze apóstolos...
Os católicos realizam a preparação para a Páscoa.
O
período é reservado para a reflexão, à conversão espiritual. Ou seja, o
católico deve se aproximar de Deus visando o crescimento espiritual. Os fiéis
são convidados a fazerem uma comparação entre suas vidas e a mensagem cristã
expressa nos Evangelhos. Esta comparação significa um recomeço um renascimento
para as questões espirituais e de crescimento pessoal. O cristão deve
intensificar a prática dos princípios essenciais de sua fé com o objetivo de
ser uma pessoa melhor e proporcionar o bem para os demais. A quaresma vai a até
a páscoa quando o Senhor ressuscitar.
Essencialmente, o período é um retiro espiritual voltado à reflexão, onde os
cristãos se recolhem em oração e penitência para preparar o espírito para a
acolhida do Cristo Vivo, Ressuscitado no Domingo de Páscoa. Assim, retomando
questões espirituais, simbolicamente o cristão está renascendo, como Cristo.
Todas as religiões têm períodos voltados à reflexão, eles fazem parte da
disciplina religiosa. Cada doutrina religiosa tem seu calendário específico
para seguir. A cor litúrgica deste tempo é o roxo, que significa penitência. O
roxo no tempo da quaresma não significa luto e sim simboliza que a igreja está
se preparando espiritualmente para a grande festa da páscoa, a ressurreição de
Jesus Cristo.
Cerca de duzentos anos após o nascimento de Cristo,
os cristãos começaram a preparar a festa da Páscoa com três dias de oração,
meditação e jejum. Por volta do ano 350 d. C., a Igreja aumentou o tempo de
preparação para quarenta dias. Assim surgiu a Quaresma.
Quarenta Dias
O tempo da quaresma é de quarenta dias, porém em
dias corridos somam quarenta e sete, pois, de acordo com o cristianismo, o
domingo, que já é dedicado como o dia do Senhor, durante a quaresma não é
contado. Após esse período, se inicia o Tríduo Pascal, que termina no domingo
de páscoa. Na Bíblia, o número quatro simboliza o universo material. Os zeros
que o seguem significam o tempo de nossa vida na terra, suas provações e
dificuldades. Portanto, a duração da Quaresma está baseada no símbolo deste
número na Bíblia. Nela, é relatada as passagens dos quarenta dias do dilúvio,
dos quarenta anos de peregrinação do povo judeu pelo deserto, dos quarenta dias
de Moisés e de Elias na montanha, dos quarenta dias que Jesus passou no deserto
antes de começar sua vida pública, dos 400 anos que durou a estada dos judeus
no Egito, entre outras. Esses períodos vêm sempre antes de fatos importantes e
se relacionam com a necessidade de ir criando um clima adequado e dirigindo o
coração para algo que vai acontecer. Antes de iniciar sua vida pública, logo
após ter sido batizado por João no rio Jordão, Jesus passou 40 dias no deserto.
Esse retiro de Jesus mostra a necessidade que ele teve em se preparar para a
missão que o esperava. Contam os Evangelhos que no deserto Jesus era conduzido
pelo Espírito, o que quer significar que vivia em oração e recolhimento, discernindo
a vontade de Deus para sua vida e como atuaria a partir de então. No tempo que
passou no deserto Jesus teve uma profunda experiência de encontro com o Pai. E,
tendo vivido intensamente esse encontro, foi tentado pelo diabo. As tentações
que Jesus viveu são apresentadas como aquelas que também os cristãos precisam
viver. É por isso então, que os cristãos realizam uma penitência de quarenta
dias, chamada quaresma.
Tempo de Oração
A Quaresma é o tempo litúrgico de conversão, que a
Igreja Católica, a Igreja Anglicana e algumas protestantes marcam para
preparar os fiéis para a grande festa da Páscoa. Durante este período, os seus
fiéis são convidados a um período de penitência e meditação, por meio da
prática do jejum, da esmola e da oração. Ao longo deste período, sobretudo
na liturgia do domingo, é feito um esforço para recuperar o ritmo e estilo de
verdadeiros fiéis que pretendem viver como filhos de Deus.
A Igreja Católica propõe, por meio do Evangelho proclamado
na Quarta-feira de Cinzas, três grandes linhas de ação: a oração, a penitência
e a caridade. Não somente durante a Quaresma, mas em todos os dias de sua vida,
o cristão deve buscar o Reino de Deus, ou seja, lutar para que exista justiça,
a paz e o amor em toda a humanidade. Os cristãos devem então recolher-se para a
reflexão para se aproximar de Deus. Esta busca inclui a oração, a penitência e
a caridade, esta última como uma conseqüência da penitência.
Assinar:
Postagens (Atom)









