sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

A Amazonia pede socorro


A floresta Amazônica está sofrendo bastante com o desmatamento. A busca incessante pelo lucro e o comodismo das nossas autoridades são as principais causas deste trágico problema. Infelizmente, o descaso com o meio ambiente em nosso país já dura mais de 500 anos. Afinal de contas, a destruição começou com a vida dos portugueses para cá, que levavam nossa matéria prima para vender no comercio europeu.
Hoje, são os próprios brasileiros que devastam este patrimônio. As causas do desmatamento da Amazônia giram em torno da falta de consciência humana perante os acontecimentos e conseqüências que virão juntamente com a sua destruição.
Caso a situação não seja contida, a propagação de doenças será favorecida no norte do país, gerando grandes problemas. Além disso, o ciclo de chuvas em todo o Brasil será alterado, aumentando o período de seca em alguns estados e o número de tempestades torrenciais em outros.
Caso não saiba, a Amazônia é a maior floresta tropical do planeta. Com, aproximadamente, 6,4 milhões de quilômetros quadrados, ela está distribuída em vários países, como Peru, Colômbia, Bolívia, Venezuela, Equador, Guiana Francesa, Suriname, entre outros. Considerada patrimônio da humanidade pela UNESCO (Organização Mundial das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), a Amazônia possui uma mega diversidade, com animais e plantas de diferentes espécies.
Com o crescimento da população mundial, as pessoas exigem mais comodidade e recursos que facilitam a vida das mesmas, não esquecendo da utilização em maior quantidade dos materiais e produtos que são extraídos das florestas e reservas ambientais, estando incluída a floresta Amazônica.
Sua destruição está associada, principalmente, a grilagem (posse ilegal de terras através de falsos documentos), queimadas, expansão da fronteira pecuária e agrícola (soja, principalmente), madeireiras ilegais, etc. Tudo isso, aliado a impunidade contribuí para esta triste realidade que, se não for revertida, deve ficar ainda pior.