terça-feira, 10 de maio de 2011

Hoje é o dia de votação do novo Código Florestal


Câmara dos deputados deverá votar hoje (10/05/11) à noite, em sessão extraordinária, o projeto de lei do novo Código Florestal do país. Ontem, várias reuniões foram feitas para buscar um acordo em torno de alguns pontos que ainda são polêmicos e sobre os quais não há consenso. O relator do projeto, deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP), passou o dia em conversas na tentativa de um entendimento em torno da matéria.

A votação do código deveria ter ocorrido há uma semana, mas como não houve entendimento em alguns pontos, as lideranças partidárias pediram e o presidente da Câmara dos Deputados, deputado Marco Maia (PT-RS), adiou a votação para hoje. O adiamento foi uma saída a fim de dar mais tempo para as negociações. As duas maiores divergências são sobre a recomposição da reserva legal e das áreas de proteção permanente (APPs).
É triste saber que o relator, pronunciou a seguinte frase “vaca não come floresta e sim capim”, sem dar espaço aos ambientalistas o novo código florestal, pode nos trazer impactos de grandes proporções como redução das áreas de preservação permanente e o fim da reserva legal, ontem, o líder do PV, Sarney Filho (MA), esteve com a ex-ministra Marina Silva quando trataram do texto do Código Florestal. Segundo a assessoria do deputado, as analises feitas pelos ambientalistas foi para verificar as chamadas "pegadinhas" existentes no relatório do deputado Aldo Rebelo.

Por Assis Ericeira