domingo, 24 de abril de 2011

Assentados do Incra/MA recebem novas casas

Famílias assentadas pelo Incra no Maranhão comemoram o recebimento das suas novas casas que foram entregues no final de março. São moradias para 32 famílias da comunidade Santa Rita, no projeto de assentamento Santa Cruz I e II, localizado no município de Barreirinhas (MA). Os recursos para edificação das novas casas vieram do Crédito Instalação, na modalidade Aquisição de Material de Construção, que foram gerenciados pela Associação dos Produtores Rurais de Santa Rita.

O Crédito Instalação oferece recursos financeiros aos assentados para que eles possam se instalar no assentamento e dar início a sua produção. Para a construção das casas foram destinados R$ 15 mil para cada família. “A entrega dessas residências traz um aumento significativo na qualidade de vida dos assentados”, afirmou o superintendente do Incra/MA, Luiz Alfredo Soares da Fonseca.

A presidente da Associação, Conceição de Maria França Correia, destacou as mudanças no assentamento com a construção das novas casas. “A comunidade está com outra cara. Nossas moradias hoje são todas de alvenarias, pintadas, com água e energia elétrica dentro de casa. Tudo muito melhor”, contou.

De acordo com Conceição Correia, as 32 moradias foram construídas em regime de mutirão, o que possibilitou uma aplicação mais econômica dos créditos. “Fizemos casas de qualidade com a participação da comunidade. Ficamos ainda com saldo dos recursos e estamos programando a construção da sede da Associação, incluindo mobiliário e equipamentos”, explicou.

Atualmente, cada família assentada no Maranhão pode acessar as seguintes modalidades do Crédito Instalação: Apoio Inicial, Aquisição Material de Construção e Recupera
ção Material de Construção.

Projetos produtivos

Os agricultores receberam também o Crédito Instalação na modalidade Apoio Inicial. As famílias assentadas investiram em alimentação, projetos de caprinocultura e Avicultura, bem como adquiriram equipamentos, kits de irrigação, forrageiras, lancha, forno, entre outros itens.

Para implantação dos projetos produtivos, os assentados recebem assistência técnica da empresa Consultoria e Assessoria em Desenvolvimento Sustentável - Planeja, conveniada pelo Incra/MA para prestação de Serviços de Assistência Técnica, Social e Ambiental aos assentamentos pertencentes ao Território Lençóis Maranhenses e Munin.

Todo o trabalho dos assentados é feito de forma coletiva. “Comercializamos a produção no próprio município. Isto tem gerado trabalho e renda para as nossas famílias”, afirmou a presidente Conceição Correia.
fonte: portal de noticias do MDA...