domingo, 30 de janeiro de 2011

Estudo realizado na Amazônia, revela as areas em risco

Amazônia pode perder, em um ano, pelo menos, 3.700 quilômetros quadrados de floresta, até Julho de 2011, segundo o Boletim, publicado o pelo Instituto do Homem e do Meio Ambiente da Amazônia.
Segundo o documento, a maior parte das florestas sob risco de desmatamento concentra-se no Pará (67%) e Mato Grosso (13%). As áreas com maior probabilidade de desmatamento concentram-se principalmente ao longo da BR-163 (Rodovia Cuiabá- Santarém), BR-230 (Rodovia Transamazônica) e na região da Terra do Meio (PA). Outras regiões de concentração estão localizadas no sudeste do Acre, norte de Rondônia e noroeste do Mato Grosso.
Áreas privadas, devolutas ou em conflitos por posse concentraram 59% dessas áreas, enquanto que outros 25% estão dentro de assentamentos de reforma agrária. As Unidades de Conservação e Terras Indígenas concentram 12% e 4% das áreas sob risco de desmatamento, respectivamente.
O Boletim também elencou os municípios que possuem alto risco de desmatamento. São Félix do Xingu, Altamira e Novo Progresso, todos no Estado do Pará, são os três municípios com maior área sob risco de desmatamento, acumulando 22,6% do total.

AOS HIPÓCRITAS, AOS FRACOS E AS BEATAS

Livro: Poesias pra niquem ler
Autor: Lira jr

Existem pessoas que levam a vida falando de flores
Desertos, florestas, borboletas...
São os poetas, sonhadores apaixonados

Existem pessoas que passam a vida inteira mentindo
Enganando os outros...
São os estalionatarios, políticos  desonestos

Existem pessoas que passam a vida
Vendo a vida passar...
São os acomodados

Existem pessoas que passam a vida falando de fé
De um Deus que nunca se viu (ou que, quem sabe, nunca  se verá)
São os religiosos, fanáticos

Existem pessoas que vivem a bisbilhota o passado
Das coisas das pessoas...
São os historiadores, pesquisadores

Agora existem aquelas pessoas que se ocupam apenas
Em falar da minha vida
Vivem a comentar o que faço ou deixo de fazer
Ah, estas são umas miseráveis invejosas, infelizes.

Para o(a)s rato(a)s de Igreja......



Aqui fica nossa homenagen ao poeta da terra, cabo Lira.
deixe a sua também...

Nações Unidas debate sobre a importancia da floresta...

 
Desde segunda-feira (24), representantes das Nações Unidas estão reunidos em Nova York, para discutirem medidas de proteção emergencial das florestas do planeta. O intuito da reunião é estabelecer agendas internacionais direcionadas a um mesmo objetivo.

O evento acontecerá por duas semanas e durante esse período os
representantes internacionais irão discutir a importância das florestas para o equilíbrio do planeta. Essas áreas preservadas são de extrema importância para a manutenção climática e para a oferta de alimentos e água. No entanto, precisam de cuidado para que os humanos encontrem uma maneira de manejo sustentável que não afete as gerações futuras e seja capaz de satisfazer as necessidades atuais.

O diretor do Departamento de Florestas do Ministério do Meio Ambiente, João
de Deus, garantiu que as comunidades podem desenvolver suas economias em um processo que esteja associado à habilidade de se conseguir manter os recursos em longo prazo.

Durante o fórum o Brasil deverá defender principalmente o manejo adequado de
florestas tropicais como instrumentos de mercado. O diretor brasileiro acredita que seja possível alcançar um modelo econômico em que as florestas em pé auxiliem no desenvolvimento socioeconômico das comunidades locais.

Além desse tema, o encontro servirá para discutir a preservação da
biodiversidade, redução de sua perda e manutenção das florestas como estratégia para minimizar os efeitos do aquecimento global. Com informações da Ascom