sábado, 23 de abril de 2011

Erosões de gelo no Ártico alcançam até 10 metros ao ano

Mais afetados são os animais selvagens e os frágeis ecossistemas dos lagos de água doce próximos à costa
por Agência EFE


O aquecimento global está devorando as costas do Ártico, onde erosões de até 10 metros ao ano estão afetando comunidades e ameaçando a sobrevivência de espécies de plantas e animais locais.

Esta é a principal conclusão de um duplo estudo publicado neste domingo (17/04) por um consórcio de 30 cientistas de 10 países, que analisou a situação de 100 mil quilômetros de costa.

"Parece que a erosão do litoral do Ártico está acelerando de forma dramática. O corte médio é de meio metro ao ano, mas em algumas zonas chega a ser de 10 metros ao ano", diz Volker Rachold, investigador do Instituto Alfred Wegener de Potsdam, na Alemanha.

As áreas mais afetadas são, segundo o relatório, o mar de Laptev e o leste da Sibéria, ambos na Rússia, e o mar de Beaufort, que faz fronteira com as costas do Canadá e Alasca, nos Estados Unidos.

O estudo alerta que, como as costas do Ártico representam um terço do total do litoral do planeta, "a erosão pode chegar a afetar áreas enormes no futuro".

Tal retrocesso do litoral é conseqüência, sem dúvida, do aquecimento global, segundo o pesquisador alemão. O processo climatológico está descongelando parte do permafrost litorâneo
, a camada de gelo permanente dos níveis superficiais do solo própria das regiões muito frias.

Os mais afetados pelas mudanças são os animais selvagens que habitam nessas regiões, especialmente os extensos rebanhos de renas, e os frágeis ecossistemas dos lagos de água doce próximos à costa.
Revista GR

Três ambientalistas são mortos em chacina com cinco vítimas no Paraná

Cinco homens foram mortos na madrugada deste sábado, no município de Piraquara, Região Metropolitana de Curitiba, no Paraná.
Eles estavam amarrados e foram mortos com tiros na cabeça. Entre as vítimas, estavam três ambientalistas.
Será que foi roubo esse caso precisa ser bem investigado.
Está tudo muito estranho, por que mata tanta gente para rouba sei não.
por Assis Ericeira 

Ministro Rossi é a favor de reserva legal para pequenos produtores.


Ministro da Agricultura, afirma que  "Agricultura vai ter segurança jurídica para produzir mantendo a preservação dos recursos naturais”.

O ministro Rossi falou na ultima terça-feira (19/04) que falta consenso em alguns pontos mudanças no Código Florestal brasileiro, que tramita no  Congresso Nacional.
.

O Ministro falou sobre a obrigatoriedade de reserva legal para micro propriedades por meio da qual a pequena propriedade deve recompor sua reserva legal, mas com condições favorecidas, recebendo por serviços florestais.

“O Ministério da Agricultura acha que deve haver um tratamento especial para a agricultura familiar. É preciso evitar que algumas regras inviabilizem a produção”, e elogiou o trabalho da ministra Izabella Teixeira e criticou os “radicais de cada lado”, que “querem que sua verdade prevaleça”.

por Assis Ericeira