sábado, 9 de abril de 2011

MITIGAÇÃO


De modo simplificado, a mitigação envolve todo tipo de intervenção humana voltada para a redução de emissões dos gases do efeito estufa, de forma a atingir o objetivo central da Convenção-Quadro sobre Mudança do Clima e do PROTOCOLO DE KIOTO  que é a estabilização desses gases na atmosfera em um nível que evite interferência antrópica perigosa sobre o sistema climático.

Importância do reflorestamento na mitigação das mudanças climáticas?


As atividades de reflorestamento promovem a seqüestro de carbono da atmosfera, diminuindo o efeito estufa e, conseqüentemente, desempenhando um papel de combate à intensificação do efeito estufa. A remoção de o gás carbônico dar-se graças à fotossíntese, permitindo a fixação do carbono na vegetação e nos solos. Conforme a vegetação vai crescendo, o carbono vai sendo incorporado nos troncos, galhos, folhas e raízes. Cerca de 50% da biomassa vegetal é constituída de carbono, e a floresta amazônica é um grande estoque mundial de carbono pela sua área e densidade de biomassa (armazena cerca de 140 toneladas de carbono por hectare (20)).
As atividades de reflorestamento foram reconhecidas pela Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima e pelo Protocolo de Quioto como medidas mitigadoras de grande importância no combate às mudanças climáticas. Elas foram vinculadas ao Mecanismo de Desenvolvimento Limpo, estimulando a obtenção de recursos para a sua implementação.
baseado no IPAM