domingo, 30 de janeiro de 2011

Estudo realizado na Amazônia, revela as areas em risco

Amazônia pode perder, em um ano, pelo menos, 3.700 quilômetros quadrados de floresta, até Julho de 2011, segundo o Boletim, publicado o pelo Instituto do Homem e do Meio Ambiente da Amazônia.
Segundo o documento, a maior parte das florestas sob risco de desmatamento concentra-se no Pará (67%) e Mato Grosso (13%). As áreas com maior probabilidade de desmatamento concentram-se principalmente ao longo da BR-163 (Rodovia Cuiabá- Santarém), BR-230 (Rodovia Transamazônica) e na região da Terra do Meio (PA). Outras regiões de concentração estão localizadas no sudeste do Acre, norte de Rondônia e noroeste do Mato Grosso.
Áreas privadas, devolutas ou em conflitos por posse concentraram 59% dessas áreas, enquanto que outros 25% estão dentro de assentamentos de reforma agrária. As Unidades de Conservação e Terras Indígenas concentram 12% e 4% das áreas sob risco de desmatamento, respectivamente.
O Boletim também elencou os municípios que possuem alto risco de desmatamento. São Félix do Xingu, Altamira e Novo Progresso, todos no Estado do Pará, são os três municípios com maior área sob risco de desmatamento, acumulando 22,6% do total.

Nenhum comentário: